![]() |
Foram inúmeras conversas, bate-papos e ''enquetes'' que tive antes de fazer esse Blog. A muito tempo queria ter um espaço para centralizar as tão loucas e insanas situações que passo, as conversas que tenho, os lugares por onde passo, as músicas que ouço, enfim, todas essas pequenas ou grandes coisas que faço por aí e que geralmente publico em meu perfil no Facebook.
Alguns podem se perguntar o que eu vou escrever nesse novo blog. Aos que conhecem, sabem que escrevo sobre cultura, política, arte, música, sobre a minha viagem a algum lugar, sobre um amigo maluco, sobre um professor tresloucado, sobre uma conversa interessante... Ufa! Compartilho minhas opiniões não somente por compartilhar, mas pra saber a opinião de outras pessoas e além disso para estimular o debate.
"Igor, mas me explica, que porr@ é essa de Jornalista Gonzo?"
Ah sim o nome. Outro dia quando estava em uma pauta (muito louca por sinal) sobre hipinose. Não estava com nenhuma identificação da assessoria e acompanhei tudo como um estudante. A palestra foi rolando e já pelo final, o palestrante fez uma sessão de hipinose ao vivo. Fiquei surpreso com a demonstração. Mandei a foto para a minha coordenadora e ela disse "Vai lá Igor! Participa! Faz o jornalismo gonzo!". A expressão não me era estranha e curioso como sou fui procurar.
Contando a história do jornalismo gonzo de forma breve, essa forma de fazer jornalismo surgiu com Hunter S. Thompson. Hunter era um jornalista norte-americano que na década de 60 descobriu novas formas de fazer jornalismo. Contratado pela revista Sports Illustrated para cobrir uma corrida de motocross em Nevada, ao invés de seguir o famoso "início, meio e fim" das matérias jornalísticas, Thompson fez um relato louco e insano sobre o evento. A revista, claro, rejeitou o trabalho, que foi publicado pela Rolling Stone posteriormente.
A narrativa pessoal, o gosto pela aventura e a fuga da reportagem encomendada foi o que caracterizou o 'jornalismo gonzo' de Hunter. Narrativa em primeira pessoa, psicodelia e por vezes doses de álcool (e drogas) fazem parte do gonzo. Sabem o 'Diário de um jornalista bêbado'? Pois é, foi ele quem escreveu.
Pelo que eu escrevi você que conhece e que não conhece meus textos devem ter noção do que encontrarão pelo Blog. O objetivo principal é compartilhar narrativas e receber de vocês uma nova. Adoro essa troca de experiências que alimenta não só o jornalista, mas qualquer ser humano.
Espero vocês que devem acompanhar o blog também contribuam com sugestões, elogios e principalmente críticas! A gente vai se conhecendo com o tempo e quem sabe, marcamos um bate papo ao vivo mesmo pra debater e conversar um pouco. Esse é o Jornalista Gonzo ou Igor Augusto, se assim quiserem. Vamos embarcar nessa aventura juntos?
PS: O plano de fundo do Blog e a ilustração acima são do pai do jornalismo gonzo, Hunter S. Thompson. O layout passará por mudanças. Sou péssimo nessas coisas de layout mas pedirei ajuda a amigos da faculdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário